sábado, 25 de maio de 2013

Por que o trem para no meio da via?

Quando você está dentro de um trem, a coisa mais chata que pode acontecer é aquela parada repentina que parece que vai te jogar pra frente e te derrubar no chão. Pois bem, além de ser realmente uma sensação que ninguém gosta, essa "paradinha" no meio da via pode ser causada por vários fatores que vão desde a aplicação de freio de emergência pelo próprio maquinista até a falhas na sinalização da via que emitem um código ao trem chamado "código zero" que faz com que o sistema automático freie imediatamente.

Para termos uma melhor visão, vamos ver alguns motivos pelos quais nossa viagem é interrompida:

Frenagem de emergência pelo MQT: O próprio maquinista aplica frenagem de emergência no trem devido a algum obstáculo à frente que necessite que o trem pare imediatamente.

Frenagem de emergência pelo passageiro: Esse modo só deveria ser acionado em caso extremo, no entanto alguns usuários acionam o botão que fica no salão de passageiros e assim atrapalham a vida de todo mundo.

Còdigo "zero":  O trem possui um sistema automático que recebe informações da via, os códigos de velocidade. Quando um trem recebe código zero, que pode ser um trem à frente muito próximo ou mesmo uma falha no sistema de sinalização, o trem para imediatamente.

Visão do código de velocidade no painel de comando - Créditos: José Gomes


Falha no trem: Várias falhas que podem ocorrer no trem provocam uma frenagem de emergência. É o que chamamos de "falha segura", um exemplo é quando há uma perda da tensão na cabine do maqunista.

Dentro dos itens acima, ainda existem casos específicos que provocam a parada do trem. na maioria das situações a movimentação é restabelecida dentro de segundos, mas quando há paradas sucessivas ou frequentes é sinal de que algo está errado com o trem.

2 comentários:

  1. Maneiro,gosto do sistema do Metrô,bem interessante! gostaria de saber mais...
    boa sorte com o blog,pois muitos desconhecem os trens e postando coisas do tipo é bem legal.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fran, em breve postarei mais coisas interessantes sobre o nosso metrô!

    ResponderExcluir