sexta-feira, 24 de maio de 2013

O que acontece quando todo mundo está dormindo?

A operação comercial no Metrô do Recife vai das 5:00 h às 23:00 h e muita gente pergunta o que acontece quando os trens param de circular, afinal o que se faz nesse intervalo? Em primeiro lugar, é bom esclarecer que às 23 horas encerra-se a operação comercial, ou seja, as estações são fechadas, mas os usuários que nesse horário já se encontravam dentro de alguma estação serão transportados aos seus destinos, logo até que todos cheguem às estações de desembarque e os trens sejam recolhidos aos pátios já é quase 0:00h... 

Aí entra em cena a turma da manutenção de via! Rede aérea, Via permanente, Sinalização de Via, Veículos de manutenção de via, Equipes de inspeção entre outros... Além disso, os funcionários de estação realizam manobras no sistema de energia e coordenam as "catações de via" que é a coleta do lixo que se acumula na via.
Veículo de manutenção de via - Arquivo pessoal

Todas essas atividades são coordenadas pelo centro de controle operacional do metrorec (CCO), afinal muitas delas são realizadas por pessoas na via paralelamente ao tráfego de veículos ferroviários, tal responsabilidade exige concentração, qualquer descuido coloca vidas em risco.

CCO - Metrorec - Arquivo pessoal
Pois bem, todas essas atividades devem encerrar por volta de 03:30h, quando começa a preparação para a injeção dos trens que iniciarão a prestação de serviço às 05:00h. Antes desse horário os trens são distribuídos na via e também levam os funcionários às suas respectivas estações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário