segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A quantidade de usuários transportados mantém os custos do metrô?

O Metrô do Recife a cada dia transporta mais gente. 

Recentemente a operação na Linha Centro aumentou para 15 o número de trens circulando nos picos manhã e vespertino (tal operação era feita com no máximo 14 trens). Aliado ao fato do reforço dos trens da CAF que por vezes completam o número de trens operando nos trechos Recife-Jaboatão/Camaragibe, a circulação nesta linha conseguiu respirar um pouco, no entanto essa medida quase que não é sentida devido ao aumento da demanda de usuários, principalmente oriundos dos terminais de integração com os ônibus.

Segundo dados expostos pela CBTU, em agosto de 2012 o número de usuários transportados pelo Metrô do Recife foi de aproximadamente 7.026.000 usuários, em agosto de 2013 esse número foi de mais de 9 milhões de pessoas transportadas (9.068.000 usuários) o que representa um aumento de 29,1%. Outro dado interessante compara a média de passageiros transportados por dia útil em 4 anos, mostrando que até agosto de 2013 essa média que era de 199 mil usuários por dia útil, em 2010 passou para mais de 308 mil usuários por dia útil, o que revela que a demanda não para de crescer a cada ano.

Fonte: CBTU

Mesmo com a demanda crescente, o Metrô do Recife é deficitário e sua arrecadação não cobre nem a metade dos custos para que o sistema funcione. Um cálculo que mostra essa realidade utiliza o conceito de custo unitário, onde se divide o valor das despesas com o sistema pelo total de passageiros transportados, tal valor em agosto de 2013 se encontrava em volta de R$ 2,60, bem acima do valor atual da tarifa que é de R$ 1,60.

Outro fator que contribui para tal déficit é o fato de que os usuários vindos do SEI não pagam tarifa no metrô, o que é bom para os usuários, mas a politica de remuneração do Grande Recife Consórcio de transporte por esse usuário transportado desfavorece o Metrorec, o valor pago é muito menor que a tarifa de R$ 1,60.

O que sabemos é que a demanda aumentará ainda mais com os novos TI's a serem inaugurados, fica então a dependência dos recursos vindos do Governo Federal para que o Metrô do Recife opere em condições mínimas tanto aos usuários como aos funcionários.

3 comentários:

  1. Excelente post, bem explicativo!
    Eu sempre achei que o metrô faturava muito a ponto de cobrir seus gastos e ainda sair com "lucro".

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  2. Obrigado Mirelly, pois é a realidade é bem diferente... Agradeço pela contribuição ao blog!

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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