quinta-feira, 4 de julho de 2013

Operação especial da copa das confederações e o sistema em Y

Para atender a demanda de usuários que seguiriam à Arena Pernambuco nos 3 dias de jogos pela Copa das Confederações, o Metrorec montou um esquema especial na operação dos trens. O esquema em "Y" (Recife/ Jaboatão ou Camaragibe) dificultaria atender essa demanda majoritariamente direcionada ao ramal Camaragibe, mais precisamente à estação Cosme e Damião.


A estratégia montada sugeria a operação "pendular" no ramal JAB, com dois ou três trens fazendo o trecho Jaboatão - Coqueiral e a operação destinada à Copa teria os trens partindo de Recife com todos os destinos para Camaragibe fazendo o percurso normal. Os usuários que embarcassem com destino a Jaboatão desceriam em Coqueiral e embarcariam no trem para Jaboatão do outro lado da plataforma.

A operação realizada na Copa das Confederações reacendeu uma discussão sobre o sistema em Y da linha centro, algumas ideias têm sugerido o fim desse tipo de operação visto que ele dificulta a regulação da via, limita mais a quantidade de trens e apoiado no fato de que a imensa maioria dos sistemas de metrô no mundo utilizam a "baldeação" como no esquema especial dessa Copa. Uma ideia seria que os trens partissem de Recife com apenas um destino, ou JAB ou GIB e em Coqueiral fosse feito o traslado dos usuários para o outro destino, possibilitando assim um intervalo bem menor, com mais trens circulando.

Sem entrar no mérito da ideia da extinção do Y, a operação Copa das Confederações trouxe alguns fatos importantes, um dos principais é que é completamente desconfortável para uma grande quantidade de usuários descer em Coqueiral, subir uma rampa e descer outra para pegar o trem na outra plataforma. E ainda, mesmo com um intervalo menor, a plataforma lotou rapidamente no horário de pico e causou tumulto no desembarque/embarque do trem vindo de Jaboatão. Não há condições de operar dessa forma sem uma reestruturação total da estação Coqueiral contemplando inclusive um traslado entre plataformas confortável e rápido, além de plataformas com maior capacidade.

Outro fator importante a se considerar é que nessa operação os trens para Jaboatão seguiram pela mesma via até Cavaleiro, de onde manobravam para a outra via permitindo assim que o outro trem pudesse chegar na plataforma de Cavaleiro e seguir a Coqueiral. O ideal seria que essa manobra já fosse na partida de Coqueiral, o que necessitaria de um travessão de manobra instalado naquela estação.


Essas e outras necessidades surgem como fundamentais para pensar em uma operação por baldeação, seja no ramal Jaboatão ou mesmo no Camaragibe. O esquema da Copa mostrou isso.

2 comentários:

  1. Gostei da ideia do blog Thiago. sobre a postagem eu gostei muito da sua ideia. e sobre a baldeação se tornaria inviavel visto que o usuarios esta acostumado e acomodado com os dois destinos. como vc explicou o desembarque/embarque é complicado. especialmente o tumulto causado no lado 2 de coqueira. o ideal é manter do jeito que esta. mas instalando nos trens e na via um sistema de controle totalmente automatizado o que permitiria um intervalo menor de trens, pois os mesmos andariam mais proximos. veja meu blog. esta no inicio mais podemos ate fazer uma parceria rsrs. abraços
    www.metrocidade.blogspot.com.br

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  2. Obrigado Misael! Vou indicar o link do seu blog aqui nos meus links, já que o nosso assunto é o mesmo :), Até breve!

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